top of page
  • André Fellippe

Mindset: O que é e como aproveita-lo

O que é mindset? Como posso aproveita-lo na minha vida pessoal? Consigo leva-lo para minha empresa e para meus funcionários?

Olá querido leitor, como você, eu também venho escutando essa palavra e/ou expressão há um bom tempo, mas sem saber o que significa e como ela pode ser usada, e após estudar e escutar um pouco, podemos dizer o que ela pode nos proporcionar na vida pessoal e profissional. Neste post irei falar dos seguintes pontos:

  • O que é mindset

  • Quais os tipos de mindset

  • Como saber seu tipo

  • Dicas para alavancar, pessoais e profissionais



Afinal, o que é o tão famoso mindset?


Mindset é um termo em inglês com um significado muito parecido ao da palavra mentalidade. Ou seja, é a predisposição para certos tipos de pensamento e comportamento, tanto de pessoas, quanto de sociedades e organizações.

Se a sua mente fosse um celular, o mindset seria o sistema operacional dela.

Isso quer dizer que é o mindset quem determina como as suas ações vão funcionar nas diferentes áreas da sua vida.

Quanto aos tipos de mindset, existem dois: fixo e de crescimento.


Mindset Fixo



Esse tipo de mindset está presente nas pessoas que acreditam que as coisas são do jeito que são e ponto final.

Por exemplo, quando alguém diz que uma pessoa é inteligente apenas porque nasceu assim ou que um músico toca bem o piano porque tem “talento” ou nasceu com um “dom”. Ou ainda que um poliglota fala 10 idiomas porque tem “facilidade” para aprender.

Em outras palavras, é uma forma de pensar que atribui um sucesso ou um fracasso ao acaso e não à força de vontade de cada um.  

Na prática, esse tipo de pessoa não valoriza o esforço, já que o resultado dependeria de elementos externos, como o “talento”.  

Além disso, ele limita o crescimento pessoal e profissional, já que mantém tanto pessoas quanto organizações na zona de conforto.

Imagine que uma pessoa decide tocar violão, mas nunca nem pegou no instrumento. Depois de apenas uma aula, o mais provável é que ele esteja longe de conseguir tocar perfeitamente.

Se ele tiver o mindset fixo, a tendência é pensar: “eu não levo jeito pra isso, então não vou perder o meu tempo”, e então desiste.


Mindset de crescimento



Por outro lado dessa história está o mindset de crescimento. Você já deve ter imaginado que ele é o oposto do mindset fixo, acertou.

Isso quer dizer que as habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas, ao longo do tempo, por meio de esforço e dedicação.

Ter esse tipo de mindset te permite enxergar obstáculos e desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento.

Ou seja, ele defende que a inteligência, os dotes musicais, físicos ou artísticos, e qualquer outra qualidade, dependem de empenho e não de “talento nato” para crescer.

Essa atitude mental oferece a liberdade necessária para a busca de novas soluções e a auto superação.

Isso porque, a possibilidade de errar ou não parecer inteligente deixa de ser um impedimento e passa a ser vista como parte do processo para conquistar um objetivo.

Voltando ao exemplo daquela pessoa que quer aprender a tocar violão. Caso o mindset dele seja o de crescimento, ele muito provavelmente vai chegar à conclusão de que precisa continuar indo às aulas e praticando para melhorar, até conseguir tocar violão.


Como saber qual seu tipo de mindset


Agora que você sabe o que é mindset e quais os tipos, está na hora de descobrirmos qual o seu. Dadas as características mencionadas a pouco, creio que você já tenha uma ideia do seu.


Imagine no seu dia-a-dia, a cada situação que ocorre no seu dia, desde o acordar na manhã para o dormir. Cada ação é guiada por seu mindset, cada não ou cada sim, cada problema, cada conversa, passe a monitorá-la e você irá descobrir se seu mindset é fixo ou de crescimento.


Para tentar melhorar nosso mindset, aqui irão algumas dicas para o pessoal e profissional.


Dicas para seu mindset pessoal


1. Preste atenção

O começo da sua jornada para desenvolver um mindset de crescimento é perceber quais são os seus pensamentos limitantes.

Para isso, perceba como o mindset fixo atua dentro da sua mente.

Sabe aquela vozinha que diz: “eu sempre fui péssimo nisso”, “isso é muito difícil para mim”, ou “é melhor eu desistir logo, porque eu nunca vou conseguir aprender isso”?

Ou que diante do sucesso dos outros fala: “para ele é fácil”, “ah, mas também essa habilidade é de família”, ou “essa pessoa não precisa fazer nada para conseguir o que quer”?

Pois é. Fique atento a elas.

Porque entender como essa voz influencia os seus comportamentos vai te ajudar a construir um mindset de crescimento, pouco a pouco.


2. Escolha o desafio

Se prestar atenção, você vai perceber escolhas diárias que podem ser transformadas em desafios.

Por exemplo, se tiver a chance de fazer algo que você está acostumado ou algo desafiador, fique com a segunda opção.

Eu não estou falando de escolher entre tomar chá e saltar de para-quedas. Não é isso. Estou falando de parar de evitar desafios por medo de falhar.

Dessa forma você tem a oportunidade de aprender algo novo e fortalecer a sua auto confiança.   

Aqui na empresa, existe o lema de aprender algo novo todos os dias. Só de ficar com essa ideia na cabeça, eu passei a perceber diversas oportunidades ao meu redor.


3. Foco na solução

Eu acredito que você já ouviu a expressão: “se a vida te der limões, faça uma limonada”.

A maioria das pessoas interpreta essas palavras como uma mensagem de otimismo. Mas ela também pode servir como algo mais.  

O que quero dizer é que se você encontrar um obstáculo, tente vê-lo através de um mindset de crescimento.

Ao invés de pensar que ele vai te atrasar ou até mesmo impedir de chegar aonde você quer…

Foque no que você pode aprender com ele, como essas novas habilidades vão te ajudar no futuro e como serão as coisas depois que você superar esse obstáculo.  


4. Aprenda sempre

Quando encontrar uma pessoa que faça um determinado trabalho ou atividade melhor do que você, aprenda com ela.

Em vez de diminuir a conquista ou a habilidade do outro, entenda como e porque ela consegue fazer o que faz.

E aproveite essa oportunidade para aprender com quem já é especialista no que você está tentando aprender.

Além disso, aprenda sempre com as situações diversas do dia a dia.


5. “Ainda”

Diante de um desafio ou uma tarefa que você ache difícil, lembre-se que qualquer conhecimento pode ser aprendido.

Para conseguir atingir os seus objetivos, você pode usar o poder do “ainda”.

Como assim?

Comece a adicionar a palavra ainda, após qualquer pensamento limitante que você tenha.

Por exemplo:

“Eu não sei dirigir” é uma frase muito diferente de “eu não sei dirigir, ainda”.

O primeiro caso é uma negação completa da possibilidade de dirigir. Já a segunda frase sugere que aprender a dirigir pode não ser uma realidade no momento, mas é algo que vai acontecer.


6. Escolha as companhias

Existe um consenso no mundo dos negócios de que você é a média das três pessoas com quem mais convive.

Então, para você começar um mindset irrazoável, não basta que apenas você deixe as desculpas de lado.

Porque se cercar de gente que dá desculpas para tudo não vai te ajudar. Ao contrário!

Você precisa se rodear de pessoas que não toleram desculpas, gente que faz apesar de todos os impedimentos. Pessoas que te inspirem a ser melhor, não a ficar na sua zona de conforto para sempre.


Mindset profissional

1. Clareza

O primeiro passo para mudar o mindset do seu negócio é você ter claro quais são os novos valores a partir de agora e abrir o jogo com a sua equipe, caso você tenha uma.

É preciso explicar de forma clara quais são esses valores e por que a decisão de mudança foi tomada.

Além disso, é muito importante deixar claro quais são os objetivos a serem alcançados e que passos serão seguidos para chegar lá.


2. Trabalho conjunto

Você provavelmente já se deparou com a expressão: “duas cabeças pensam melhor que uma” e ela se aplica muito bem aqui.

Porque estimular o trabalho de equipe pode trazer resultados muito mais satisfatórios do que incentivar apenas a competitividade entre os funcionários.

Quando o trabalho é compartilhado por todos, o comprometimento com o resultado é muito mais profundo, já que ultrapassa as atribuições de cada um.

Assim, além de encontrar soluções mais rápido, o trabalho flui melhor, pois a dificuldade de um membro da equipe, pode ser o ponto forte de outro.

Outra vantagem é não concentrar todas as informações em uma só pessoa. Se, de repente, essa pessoa adoecer ou se desligar da empresa, por exemplo, você não fica na mão.


3. Atrevimento

Para crescer, o seu negócio precisa avaliar as possíveis vantagens de correr um risco razoável, ou seja enfrentar desafios sem colocar o negócio em perigo.

Essa verdade também deve estar presente no perfil da sua equipe, você precisa estimulá-los a sair da zona de conforto, assumir novas responsabilidades e aceitar desafios.


4. Compartilhar

Em uma empresa de mindset fixo é  comum que as pessoas “escondam” informações umas das outras para aumentar a própria importância.

Essa cultura não é saudável, porque desestimula as pessoas a enxergar os objetivos da empresa por um ponto de vista mais global.

Além disso, essa forma de trabalho também diminui os rumores e as conversas de corredor, já que todo mundo sabe o que está acontecendo.


5. Desafios  

Superar desafios é o que pode levar o seu negócio para o próximo nível. Por isso, você não precisa esperar que eles batam na sua porta.

Encontre ou crie desafios construtivos para o seu empreendimento. Por exemplo, com base no seu faturamento atual, defina uma meta de crescimento para o próximo ano.

Ou, se você vende um produto físico, encontre formas de diminuir os custos dele e aumentar a sua margem de lucro.

Uma outra opção é encontrar os principais problemas do seu negócio e trabalhar duro para encontrar soluções criativas para eles.


6. Feedback de crescimento

Não adianta nada falar sobre mindset de crescimento para a equipe, mas continuar premiando o “talento” ao invés do esforço.

Ou até mesmo punindo funcionários que aceitaram desafios, se esforçaram, mas não chegaram lá ainda.

Por exemplo, ao fazer avaliações de desempenho, você pode se perguntar: essa pessoa aceitou desafios, se esforçou pelo próprio crescimento, ajudou os outros a crescer?

Ao invés de valorizar e recompensar apenas os resultados, esteja atento ao processo, para perceber se a pessoas está crescendo.


7. Mentorar

Nenhuma mudança acontece sem esforço, isso porque as coisas que estamos acostumados a fazer funcionam no modo “automático”.

Assim, para que a sua empresa tenha um mindset de crescimento, você precisa ter certeza de que as pessoas entenderam a nova proposta e estão indo na direção certa.

Por isso, converse periodicamente com a sua equipe, ou se o seu negócio for grande, aplique questionários e descubra como o processo de mudança está acontecendo.


Conclusão


Agora está nas suas mãos, qual será a sua escolha?



Komentáře


Logo Scaldini Garcia

Scaldini Garcia Processamentos Contábeis Ltda é uma empresa contábil respeitada e elogiada pelos membros da Receita Estadual e Receita Federal.

CNPJ: 18.521.872/0001-60
CRC: MG-3123

ENDEREÇO

R. Rodrigues Alves, 187 - Frei Paulo, Nova Serrana - MG, 35519-000

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à quinta: 07:00 às 17:00
Sexta-feira: 07:00 às 16:30

REDES SOCIAIS

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube
Imagem aduceu
bottom of page